quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Tirando dúvidas sobre castração

Apesar da cirurgia de esterilização de animais de estimação ser muito comum hoje em dia, ainda existem mitos cercando esse assunto

Para tirar algumas dúvidas comuns e esclarecer lendas que sempre surgem quando fazemos inscrição para a campanha de castração, convidei a dra Lilia Wang para falar sobre o assunto.

Antigamente se dizia que era preciso a gata ter uma cria antes de castrar. Isso é verdade?

Não, a castração precoce é recomendada mundialmente. Não há evidências científicas que justifiquem uma cria antes de castrar….isso não traz nenhum benefício para o organismo da gata nem evita tumores de mama, sendo que a maioria dos tumores mamários em felinos são altamente malignos.

A castração antes do primeiro cio tem vantagens para a saúde da gatinha no futuro? Funciona como prevenção de alguma doença?

Sim, a castração evita infecções uterinas e tumores em útero e ovário . Não há evidências que a precocidade da castração (antes do primeiro cio) evite em quase 100% os tumores mamários como nos cães, mas não há dúvidas de que as gatas inteiras têm risco muito maior do que as gatas castradas. Vale lembrar que castrando antes do primeiro cio, não influencia no crescimento do animal e evita gravidez indesejadas em animais de rua e que têm acesso à mesma. O cio da gata é ESTACIONAL, ou seja, é controlado por fotoperíodo …. ciclam mais no verão e primavera e menos no outono e inverno. O proximo ciclo pode iniciar-se em 10 dias!

A cirurgia dói?

De maneira nenhuma….a castração é uma cirurgia onde se é retirado útero e ovários , portanto, uma cirurgia abdominal … sendo assim , feita com anestesia geral e utilização de analgésicos potentes no pré , trans e pós operatório. A maioria das clínicas veterinarias atualmente utilizam anestesias inalatórias….com menor risco e maior controle sobre o animal anestesiado. A gata deve ir para casa somente se estiver acordada .

Existe anticoncepcional seguro para gatas?

NÃO! Nunca deve ser utilizado anticoncepcionais em gatas ….A medicação pode falhar e não evitar a gravidez indesejada assim como induzir efeitos colaterais como o desenvolvimento de hiperplasia endometrial cistica com elevada propensão a formação de piometra (infecção de útero) e uma incidência acentuada de tumores mamarios*

Nos outros países, a castração pediátrica já está bem consolidada. Mas, no Brasil, ainda existem muitos veterinários que não castram filhotes. Existe alguma contra-indicação para a castração de filhotes saudáveis?

Não, filhotes saudåveis podem ser castrados sem nenhum problema.

Gatos castrados jovens têm mais chance de desenvolver problema urinário?

Alguns animais ( cadelas principalmente e gatas) podem ter uma pequena chance de apresentar incontinencia urinária, normalmente quando se tornarem idosas….mas existem medicações que podem ser utilizadas para este problema.

Castração engorda?

Não, isto depende muito de cada animal e de como ele é alimentado, afinal das contas….eles não colocam a comida na vasilha e nem vão ao petshop comprar a ração ….então, a obesidade pode ser prevenida com exercícios e quantidade de alimento correta.

O gato fica bobo depois de castrado?

De jeito nenhum, a castração não interfere no comportamento do animal.

Uma gata pode ser castrada se estiver no cio?

Sim, porém o utero e ovários ficam mais ingurgitados, tornando a castração um pouco mais delicada. Muitas gatas ficam com cio intermitente devido provavelmente a presença de cistos no ovário , tornando inviável a espera pelo término do ciclo.

Uma gata pode ser castrada se estiver amamentando?

Sim, mas não é recomendado pois prejudicaria os filhotes que estão amamentando, já que a gata voltará com uma roupinha cirurgica. Mesmo não tendo filhotes amamentando, recomenda-se esperar as mamas “desincharem” …pois as mamas com muito leite atrapalham na hora da cirurgia.

Um gato vai deixar de ser macho ("virar gay") se for castrado?
Jamais, a castração não interfere no comportamento do animal mas vai deixá-lo menos territorial.

A gata entra em depressão se não tiver filhos?

Não….o aparelho reprodutor dos animais é exclusivamente para reprodução e manutenção da espécie….elas não têm consciência e nem o desejo de ter filhos como nós humanos.


* No mutirão de castração de Agosto/2010, vimos o que acontece com o aparelho reprodutor de uma gatinha que recebeu anticoncepcional

Castração é um ato de amor e responsabilidade!


35 comentários:

Mateus Mendes disse...

Excelente postagem!!! Muito esclarecedora e objetiva! Compartilharei à exaustão!!! Parabéns!!

CynthiaACBranco disse...

Castrei minha gatinha ontem, hoje ela ta bem melhor.. li essa postagem e achei bem interessante e completa. Parabéns.

Anônimo disse...

Castrei minha gata dia 09/04/15, sendo que ela está muito brava e batendo nos filhotes que tem 47 dias, nos 2 machos e nos atacando....Queria saber se isso é normal? Estou desesperada, eles estão separados

Patrícia disse...

Claudia, converse com o veterinário responsável pela cirurgia. É preciso certificar-se de que o pós-operatório está dentro do esperado, de que ela não está com dor, por exemplo. Boa sorte!

Cassia roberta disse...

Por favor minha gata teve cria de um unico filhte dia 18/05/2015 e hj dia 07/06/2015 entrou no cio to preoculpada queria saber se interfere na amamentaçao oq devo fazer ???? Obrigada nao sei oq fazer ela esta indo p.filhote p.amamentar oq faço

Patrícia disse...

Cassia, ela precisa ser castrada. Procure um veterinário experiente em cirurgia minimamente invasiva. Boa sorte!

Unknown disse...

A minha gata tem cinco meses e entrou no cio a 2 dias ,mas a castração dela ta marcado p dia 13/10,pode operar mesmo no cio??

Patrícia disse...

Conforme dito pela veterinária acima, pode sim.

Unknown disse...

Muito bom! Tinha varias duvidas!

Natállia Tavares disse...

Ola, minha gata teve filhote e foi castrada faz 3 dias porem os filhotes já tem 3 meses, mais ainda querem mamar, pode ter problemas se eles mamarem o tem que esperar se recuperar 100% ?
Obg

Unknown disse...

Minha gata pariu a 5 meses e não entrou no cio ainda porque?

Maristela Carrilho disse...

Pode ser que vc não tenha percebido ela entrar no cio. Pois o cio da gata é bem discreto. E como estamos no inverno elas entram menos no cio. O cio acontece mais na primavera e no verão.

Maristela Carrilho disse...

Caramba! Será que tem a ver com a castração? A minha gata já era meio arisca. E nada mudou com a cirurgia.

Unknown disse...

Minha gatinha de 8 meses,foi castrada na quinta dia 06 de outubro,na sexta o veterinario trouxe a noite,qdo saiu da gaiola de transporte,tinha feito xixi la e estava um pouco sujinha,colocamos num quarto isolado em cima de um travesseiro,tava quietinha,o vet tinha dito que era efeito da anestesia e que ja tinha comido,saimos do quarto,qdo voltamos ela ja estava em cima do sofa,peguei no colo pra levar pra outro lugar,olhei local da cirurgia tava sequinho,colocamos no colchao no chao pra ela nao pular,no outro dia tava num cantinho do quarto tinha feito xixi,qdo fui ver um cobertor pra transportar ela,nao vi desceu a escada e ficou tomando sol,maa nao quis comer,nem beber nada,ficou deitada com barriguinha no piso,acho tava com dor,mas o vet disse que se tava andando tava td be ,mais tarde ele passou pra ver ela,trouxd o colar,apertou a barriguinha e dissd tava tudo bem,receitou. Um spray pra passar qdo comecasse a cicatrizar,tinha dado antibiotico pra. Injetavel por 5 dias,no final da tarde minha gatinha faleceu,minha irma chamou dizendo que nao tava respirando,fui ver tava morta,tava vazando u. Liq rosa clarinho,tava ficando ate dura dura ,chamamos o vet,minha irma discutiu com ele,que foi infecçao,ele ele disse que nao podia deixar ella se locomover,mas ia fzer autopsia pra ver o ocorrido,,depois so ligou e disse ao meu marido que o pancreas e o figado estavam inchados,nao disse mais nada,so sei que era nova,serelepe,alegria da casa,nao entendemoz o que deu errado.

Unknown disse...

Poxa, meus sentimentos a ti :(
Vou levarepassar a minha gatinha para castrar hoje, pois nem dormi com os berros dela. Espero que fique tudo bem '-'

Unknown disse...

Minha gatinha crio ontem 4 gatinhos quanto tempo devo esperar para castrar ela, e qual a chance dela pegar cria antes antes do tempo que devo esperar e quais os sinais que ela pode apresentar quando entrar no cio.

Tainá disse...

Castrei a minha gata depois da gestação,é normal ela ter leite ainda,o filhote tem 6 meses e continua matando e tem leite.

Patrícia disse...

Tainá, enquanto houver estímulo, ela vai produzir leite.

Unknown disse...

Muito esclarecedor; vou castrar minhas duas gatas em 11/01/2017 e aparentemente estão iniciando o cio, estão "trancadas" dentro de casa, não vejo a hora dessa agonia passar

Anônimo disse...

Olha achei uma gatinha acho que ela tinha 4 mês
Mais não tenho certeza
Se tinha 4 . ela tem 1 ano
mais é muito pequena pra ter filhos
e tbm não teve ainda
não sei ainda tou perdida no tempo
ela é pequena ..
mais mesmo assim posso castra-la?
Vi a publicação falando que ela pode morrer
Tenho medo minha gatinha é td pra mim
Não sei oq fazer td é perigoso.
Ajudem

Patrícia disse...

Anônimo, pode e deve castrar. Procure um bom veterinário, com experiência em castração. Boa sorte!

Anônimo disse...

tenha uma gatinha de 1 ano já castrada, a alguns dias atrás ganhei uma gatinha de uns 3 meses, a partir dai a minha gata mudou o comportamento começou a miar como se estivesse em cio e não para de perturbar a gatinha, qual a causa e o que posso fazer para ajudá-la? Grata.

Anônimo disse...

Olá! Castrei minha gata dia 29/12/2016. Hoje 27/02/2017 (sessenta dias depois) ela aparenta estar prenha. A barriga está bem grande e arredondada. Ela tambem tem comido bastante depois da castraçao, mas o que chama atençao é a discrepância entre o tamanho da barriga com o restante do corpo. Existe alguma chance de ela estar prenha? A castração pode falhar? Todo mundo olha pra ela e diz que ela está. Nesse local onde a castrei tbm castrei minhas outras três gatas e sempre deu tudo certo. Obrigada. Edna.

Unknown disse...

Gostei bastante, muito esclarecedor. Obrigada!!

Unknown disse...

Anônimo, não tem como a castração falhar porque a castração em gatos tira toda a parte reprodutiva deles (útero, ovários, tudo) então não tem como ficar prenhe depois disso.
Melhor levar no veterinário pois pode ser alguma inflamação ou algo pior q causa esse inchaço..
Ou ele simplesmente não cadastrou ela, pois pelo que você falou ela até parece estar prenha mesmo (mas se tiver castrado isso eé impossível)

Unknown disse...

Olá. Minha gata está no cio e amamentando ao mesmo tempo. Me consultei e vi que isso não é normal de acontecer, porém é possível. Eu queria saber como eu posso fazer meu gatinho para de mamar já tentei algumas formas. Mas nenhuma de certo. Se alguém puder me ajudar agradeço.

Patrícia disse...

Pode castrar mesmo amamentando :)

Unknown disse...

Minha gata foi castrada amamentando ela voltou e os filhotes querem mamar mais tenho medo de arrebentararem os pontos

Unknown disse...

Mais nao tem perigo dos gatinhos arrebentararem os pontos

Unknown disse...

Claudia , geralmente quando o gatinho ou gatinha tem esse comportamento é porque ele está estressado . E quando um animal é castrado ele deve ficar isolado de outros animais , justamente para que não ocorra esse tipo de situação, o animal castrado ele vai procurar fugir, vai ficar agitado , ele vai se sentir estranho . Por isso muitos veterinário alertam em deixar o animal longe de outros e de preferência em lugares com pouca luz. Porque isso os deixam atordoados .

brasilianwoman disse...

Minha gatinha so tem ficafo deitada depois da castracao.
Ru acho a ela t deprimida.
O q eu faco?

Patrícia disse...

Brasilianwoman, se ela está com comportamento diferente, leve ao veterinário. Boa sorte!

Anônimo disse...

Bom dia. Minha gata engravidou e deu a luz a filhotes, so que eles morreram. Ela pode ser castrada em quanto tempo?

Patrícia disse...

Anônimo, a única pessoa que pode te responder com segurança é o veterinário. Se ela estiver saudável, se não houve nenhuma complicação de saúde por conta do parto ou posterio, já poderia ser castrada. Mas para ter certeza precisa mesmo passar por uma avaliação. Boa sorte!

Unknown disse...

Castrei minha gata tem mais ou menos uma semana. A castração foi tudo ok. Só que depois de uma semana ela começou a dar leite. Isso mesmo a produzir leite. Até pensei que ela tivesse roupido algum ponto interno. Teve que abrir de novo pra ter certeza do que estava acontecendo e drenar o leite com sangue que estava já na cavidade da parede do abdômen dela. Mas hj ela inchou e novo e temos a veterinária disse que vai ter que drenar. Isso tudo e possível??? Vai correr o risco de fazer uma nova cirurgia??? Estou com muito medo de perder minha BB