quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Ter Fiv não torna o gato doente

Trecho do livro 80 Fiv Cats, reprodução autorizada pelos autores


O mais importante a se entender sobre gatos com Fiv, provavelmente também é o mais incompreendido: a maior parte dos gatos com Fiv, sendo bem cuidados, são perfeitamente saudáveis!


O comentário mais frequente dos visitantes do santuário ao conhecerem a ala Fiv é “Mas eles parecem tão bem!”


Se os gatos do nosso santuário fossem colocados ao lado de um grupo de gatos negativos para o vírus, eu desafiaria qualquer um a identificar quais os portadores do vírus


Claro que existem gatos com Fiv que estão doentes, assim como existem gatos sem Fiv que também adoecem. Qualquer gato pode ficar doente por uma infinidade de razões que nada têm a ver com a Fiv


Então, de onde vem esse mal entendido?


O principal problema é que quando gatos de rua são levados ao veterinário, eles geralmente estão em mau estado de saúde. Em geral, eles foram mal alimentados e podem ter tido parasitas e infecções não tratadas – qualquer gato, nessas circunstâncias, não estaria em bom estado.

Infelizmente, sendo gatos de rua, precisam brigar para sobreviver, o que aumenta os riscos de contrair o vírus

Então, quando aqueles gatos doentes são testados, frequentemente testam positivo para Fiv. E os veterinários fazem 2 + 2 = 5 ao concluir, equivocadamente, que “fiv = gato doente”


Veterinários raramente vêm a maioria dos gatos com Fiv, que estão perfeitamente saudáveis e normalmente nem se sabe que são portadores do vírus, porque eles não foram testados... porque eles não estão doentes!


Recentemente tivemos um exemplo de um equívoco comum sobre Fiv


Nós levamos um dos nossos gatos com Fiv para tratamento dentário. E o comentário feito no hospital foi “Gatos com fiv são propensos a problemas na boca”


Isso nos fez pensar...


Olhando nossos registros vemos que, nos últimos 15 anos, de 84 gatos com Fiv apenas 28 fizeram tratamento dentário. Cerca de um terço deles, portanto.


A estatística diz que entre 28 e 38% de todos os gatos precisarão de tratamento dentário em algum momento de suas vidas

Isso faz com que o nosso índice de 33% esteja na média do esperado para qualquer grupo de gatos. Então nossa experiência com Fiv mostra que os gatos com o vírus têm problemas dentários na mesma proporção que os gatos que não são portadores do vírus

Mesmo os gatos de rua com Fiv que estejam doentes, geralmente se recuperam rapidamente uma vez que recebam os cuidados adequados, boa alimentação e um ambiente seguro – isso mostra que não foi a Fiv que os tornou doentes mas sim sua vida como gatos de rua

A fiv é simplesmente mais um sintoma da vida miserável que levavam


Infelizmente alguns veterinários, ao se depararem com um teste positivo para Fiv, não procuram por outras causas para a doença que o gato apresenta no momento e, tragicamente, alguns até mesmo recomendam a eutanásia apenas por causa do teste positivo!

É esta opinião equivocada que contribui para o medo infundado sobre o vírus

“Espere”, ouço você dizer, “dizem que a Fiv enfraquece o sistema imunológico, então certamente isso vai afetar a saúde do gato"


A resposta para isso é: não realmente, a maioria dos gatos com FIV possui um forte sistema imunológico. Mas falaremos sobre isso mais adiante

Joseph

Joseph, um gato idoso, veio de um hospital em Gloucester. Ele chegou perto do Natal de 2007, magro, congestionado e com hipertiroidismo

Apesar da idade e condição de saúde, ele se recuperou muito bem aqui

Joseph, quando chegou, sob os efeitos do hipertiroidismo

Nós costumávamos fazer inalação de tempos em tempos. Ele ficava numa caixa de transporte coberta com uma toalha para reter o vapor.

Joseph se deu tão bem com a medicação para hipertiroidismo que pôde ser operado da tiróide

Barbara o encontrou morto em sua caminha numa manhã, depois de ter se alimentado e comportado normalmente na noite anterior. Gatos com hipertireoidismo muitas vezes morrem subitamente de ataque cardíaco.

Ficamos felizes por ter dado a um gatinho idoso uma nova vida, graças à enfermeira Laura que o encaminhou para nós


Embora Joseph tenha estado conosco por um curto período, ele ilustra bem como até mesmo um gato idoso e em mau estado, ainda pode florescer quando lhe é dada uma oportunidade.



Os posts publicados com o marcador Fiv são trechos do livro 80 Fiv Cats, do santuário inglês Catwork. Esse livro não é um estudo científico. Ele é baseado na experiência de 15 anos cuidando de gatos portadores do vírus da imunodeficiência felina

Um comentário:

Cândida Rosa disse...

Adorei a matéria, é mesmo muito importante que as pessoas tenham consciência que um gato portador de FIV pode sim ter uma vida normal.